4 de fevereiro de 2013

Juventude: projeto FES-Industriall realiza encontro de coordenadores na Alemanha

Reunião da coordenação do projeto definiu novas ações para a juventude
 
Grupo de coordenação e jovens alemães que participam do projeto
Entre os dias 22 e 27 de janeiro, uma equipe formada por assessores da CNM/CUT e CNQ/CUT (Brasil), SMATA e UOM (Argentina) reuniu-se com companheiros do departamento de formação do sindicato alemão IG Metall, em Sprockhövel, durante seminário de monitoramento do projeto de Jovens promovido em parceria pela Fundação Friedrich Ebert (FES) e pelo Industriall (sindicato global dos trabalhadores nas indústrias química, têxtil e metalúrgica).
 
Trata-se de um projeto de três anos (2012-2014) que reúne jovens de nove países, com o objetivo de capacitá-los como novas lideranças sindicais. Por isso, uma das metas é fazer com que principalmente os participantes latino-americanos, de países com forte perseguição sindical, como Colômbia, Nicarágua e Chile, conheçam as estruturas sindicais brasileira, argentina e alemã, que estão em estágios de organização mais avançados.
 
Coordenadores reunidos em Sprockhövel, Alemanha
Além disso, todos os participantes realizarão algum tipo de ação sindical que estimule a participação de jovens trabalhadores nas fábricas em que trabalham ou nos sindicatos. “Trata-se de uma espécie de exercício político, por meio do qual eles poderão entender passo a passo como se dá o processo de articulação de uma determinada atividade dentro das estruturas sindicais. Aprenderão na prática a realizar um plano de ação sindical e os caminhos para obter êxito para sua tarefa”, disse Valter Bittencourt, assessor responsável pelo projeto na CNM/CUT.
 
Como a etapa brasileira já ocorreu em novembro de 2012 em Praia Grande (SP), o encontro serviu para que fosse feita a avaliação deste primeiro encontro do grupo, e também para construir o planejamento estratégico e a programação dos próximos dois encontros que acontecerão em agosto deste ano e em maio de 2014, na Argentina e Alemanha, respectivamente.
 
Além disso, todos os coordenadores fizeram uma capacitação para utilização da plataforma digital de ensino desenvolvida pelos formadores alemães e que será o ponto de encontro virtual dos jovens trabalhadores para acompanhamento das tarefas individuais e para que tenham acesso a diversas informações complementares sobre os países participantes no projeto no intervalo entre os encontros presenciais. A plataforma ainda permite a realização de videoconferências e outras atividades relativas ao projeto.
 
Fonte: CNM/CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário