24 de outubro de 2012

Dia Nacional da Juventude convoca jovens a refletirem sobre projeto pessoal de vida

"Que vida vale a pena ser vivida?” O questionamento é o lema do Dia Nacional da Juventude deste ano. A data, celebrada nacionalmente pelas pastorais da juventude brasileiras e outras organizações sociais da igreja, tem o objetivo de convocar os/as jovens a refletirem sobre assuntos que fazem relação com suas vidas.
 
Com o tema "Juventude e Vida”, grupos juvenis de várias paróquias espalhadas por todo o Brasil realizarão atividades para refletir sobre a realidade local. Para Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ), a temática deste ano convida os/as jovens a pensarem no futuro. "O tema provoca a juventude a [promover a] construção de um projeto pessoal de vida”, afirma. A ideia, segundo ele, é incentivar a juventude a pensar, a partir da realidade de cada grupo ou comunidade, as possibilidades para o futuro e refletir sobre as ações comunitárias e coletivas que os/as jovens fazem diante da realidade vivida.
 
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado desde 1986. A data escolhida para as atividades é o último domingo de outubro. Entretanto, neste ano, por conta das eleições municipais, as cidades que terão segundo turno eleitoral anteciparão a celebração para este domingo (21) ou adiarão as comemorações para o primeiro domingo de novembro (4). As atividades acontecem de forma descentralizada em todo o país. De acordo com Crisóstomo, o DNJ era realizado todos os anos a nível diocesano, mas, nesta edição, as ações ocorrerão a nível paroquial. "As atividades serão nas paróquias justamente por estarem mais próximas da base, do jovem”, explica.
 
Projeto Pessoal de Vida - De acordo com Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ), o Dia Nacional da Juventude (DNJ) provocará o/a jovem a pensar e a construir um "projeto pessoal de vida”. Ou seja, a refletir e "colocar no papel” a vida dele/a, o que o/a jovem pensa e quer para o futuro a partir do questionamento do lema do DNJ: "Que vida vale a pena ser vivida?”.
 
No material de subsídiopara o DNJ, a Pastoral de Juventude explica que o Projeto Pessoal de Vida deve ser construído a partir de um diálogo com Deus e pensado no pessoal e no comunitário, com perspectivas de desejos para a vida toda e metas mais curtas, como anuais, por exemplo.  Para facilitar a construção do Projeto Pessoal de Vida, o subsídio sugere que o/a jovem pense e escreva em um papel: as metas que deseja alcançar, a realidade atual na qual se encontra, e as ações que precisam ser realizadas para alcançar os objetivos.  O documento ainda destaca que as reflexões devem levar em consideração as cinco dimensões propostas no Documento de Aparecida para a formação de discípulos missionários de Jesus Cristo: Espiritual, Humana, Comunitária, Intelectual e Pastoral Missionária.
 
Para mais informações, acesse: http://www.pj.org.br/
 
Fonte: Adital Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário