15 de março de 2012

Manifesto de Apoio ao Companheiro Paulinho - Secretário Nacional de Juventude da CUT

Por Thiara Nascimento

Apoiamos o companheiro Paulo Bezerra para ocupar a Secretaria Nacional de Juventude da CUT pelo excelente trabalho que realizou nos últimos anos na Secretaria de Juventude da CUT-PE, no Coletivo Nacional de Juventude da CUT e no Conselho Nacional de Juventude. Além de se mostrar capacitado para debater sobre juventude com a juventude trabalhadora, o companheiro se mostrou apto a debater com diversos movimentos juvenis, sendo elemento fundamental na construção de acordos que fortaleceram as propostas da CUT em espaços que anteriormente não eram ocupados pela juventude trabalhadora: como as Conferências de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude. Articulando com outras juventudes, Paulinho levou as bandeiras da CUT para conhecimento de outros movimentos e agregou aliados.

Visto que os jovens de hoje cresceram em um período neoliberal, não possuem a cultura de combate ao capitalismo e não procuram se envolver em militância política. Sendo assim, a Secretaria de Juventude da CUT é estratégica para dialogar com as juventudes que ainda não entraram no mercado de trabalho e para a juventude trabalhadora. A CUT construiu sua história e força política em um período de grande enfrentamento e portanto, se tornou referência para a classe trabalhadora. Atualmente vivemos outra conjuntura e outros atores sociais estão fazendo a disputa por essas juventudes que parecem estar dispersas na cena política.

Independente de conjuntura, a CUT deve dialogar com toda a sociedade e orientar a classe trabalhadora para a luta por uma país justo e sem desigualdades. E esse diálogo não pode ignorar uma parcela ampla da sociedade: @s jovens. Sendo assim, consideramos que a linha política de uma secretaria tão importante deve ser orientada pela Articulação Sindical. O estágio de juventude é transitório e, por essa especificidade, não podemos desperdiçar o acúmulo de conhecimento sobre o debate juvenil. Não é fácil, nem rápido capacitar um jovem dirigente para assumir essa demanda e já que temos alguém capacitado, no campo da ArtSind, devemos aproveitar esse momento. Acreditamos que a Secretaria de Juventude da CUT não deveria constar da matemática que envolve contemplar estados e ramos, como já explicamos, é um período transitório na vida d@s dirigentes e não faz sentido que jovens dirigentes tenham que disputar indicações com dirigentes mais experientes.

O Coletivo Nacional de Juventude da Articulação apoia, sem restrições, o nome do companheiro Paulo Bezerra para a Secretaria Nacional de Juventude. Entendemos que ele é a liderança que levará as bandeiras da CUT para conhecimento de todas as juventudes brasileiras, fortalecendo os sindicatos e, por sua vez, a CUT.

Somos fortes, somos CUT e apoiamos Paulo Bezerra para Secretário de Juventude da CUT-Brasil.

Apoiam o companheiro Paulinho para a SNJ-CUT:


Thiara Nascimento – Secretária de Juventude CONTAC-CUT
Leandro Soares – Secretário de Juventude CNM-CUT
Luciana Chagas – Secretária de Juventude CUT-SP
Geralcino Teixeira – Químicos-SP
Adriana Magalhães – Bancários-SP
Giovane Midon – Secretário de Juventude CUT-MS
Max Pinho – Coordenador do Coletivo de Juventude Metalúrgica do ABC
Vinicius Sartorato

Nenhum comentário:

Postar um comentário