6 de janeiro de 2012

Juventude da CUT e sua importância estratégica

Por: Thiara Nascimento

A CUT considera como parte da juventude trabalhadora todas aquelas e aqueles com idade até 35 anos. Desde os 16 podemos escolher quem será presidente do país, bem como, trabalhar na condição de aprendizes. Aos 18, somos responsáveis legalmente por nossos atos, podemos trabalhar em todos os setores da economia e concorrer a cargos sindicais. Ainda assim, muitas pessoas consideram uma bobagem discutir o tema juventude. Talvez porque tenham esquecido que foram jovens, embora alguns desses, ainda sejam.

Hoje em dia é muito mais difícil entrar no mercado de trabalho e se estabelecer financeiramente. Ensino fundamental e ensino médio não são mais suficientes. Dessa forma, a juventude, precisa cada vez mais, conciliar trabalho e estudos. Muitos jovens não se importam com a luta sindical, nem se mobilizam para melhorar suas condições de trabalho porque o consideram como temporário. Suportam condições precárias e baixos salários com esperança de mudar de cargo ou de emprego. Qual é a profissão que não enfrenta problemas? Quantos presidentes pode haver em uma empresa? Esse debate precisa ser feito com a juventude no local de trabalho e isso, cabe ao movimento sindical fazer.

A juventude trabalhadora de hoje não lutou contra a ditadura ou por direitos aos quais estamos tão acostumados como férias e 13º salário. Jovens que cresceram durante o período neoliberal e, portanto, a maioria é despolitizada e individualista. É preciso estreitar relações com os diversos movimentos juvenis organizados, fazer o debate sobre o mundo do trabalho e destacar a necessidade de fortalecer as lutas dos sindicatos. Os direitos conquistados no passado estão em constante ameaça e precisamos avançar.

Os veteranos do movimento sindical devem ser respeitados por tudo que fizeram e fazem pela classe trabalhadora. No entanto, ninguém vive para sempre. A juventude é o futuro da CUT, a juventude é presente, está trabalhando sério e é preciso investir nisso hoje. Respeite para ser respeitado. Esse é o princípio fundamental do bom convívio entre as gerações.

O sindicalismo democrático e de massas depende de constante renovação e mobilização. O diálogo com a juventude, a conscientização política, o fortalecimento e renovação dos sindicatos é nosso papel. É inútil ignorar a juventude. Nós estamos aqui, somos o presente da Central Única dos Trabalhadores. Somos fortes, somos CUT.

Thiara Nascimento é secretária de Juventude da Contac (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário