7 de novembro de 2011

CNM/CUT tem participação ativa nos debates do II Festival das Juventudes

O II Festival Latino-Americano das Juventudes reúne jovens de todo o país e América Latina para debater políticas públicas



Secretário de juventude da CNM/CUT, Leandro Candido Soares com a bandeira e grupo
Durante quatro dias (8 a 11 de novembro) cerca de 10 mil jovens participam do II Festival Latino-Americano das Juventudes, na cidade de Fortaleza (CE), para tratar de temas referentes às políticas públicas aplicadas à saúde, cultura, esporte e lazer.

“O Canto de Um Novo Mundo” é o mote principal do encontro, que tem por objetivo promover o intercâmbio entre as diversas realidades da vida de cada jovem, dentro da sua vivência no trabalho, na família e em sociedade. Para isso, foi criada a “Cidade das Juventudes”, no Clube da Cofeco, bairro Sabiaguaba, que é onde acontecem as oficinas, as conferências, os encontros de movimentos juvenis, feira da economia solidária, seminários e apresentações culturais com shows de bandas locais e nacionais.

Na opinião do secretário de juventude da CNM/CUT, Leandro Candido Soares, a participação nesse festival reforça a importância da dos jovens nos movimentos sociais e sindicais. “A atuação da juventude nesses movimentos organizados tem uma força imensa para discutir políticas públicas, não somente de juventudes, mas também enfocar as questões de saúde, lazer, cultura e esporte. Esses grupos de jovens têm participação e influência nas decisões políticas de seus países. No Brasil, recentemente tivemos a aprovação do Estatuto da Juventude, pela Câmara Federal e nossa juventude cutista teve papel fundamental na elaboração desse documento”, esclarece o dirigente.

Internet como política pública de juventude
A democratização da banda larga e internet mais acessível para todos foi um dos temas abordados no encontro, com o tema: “A internet como política pública de juventude”

“Já que a maioria dos jovens se comunica por redes sociais, este pode ser mais um instrumento de mobilização,” afirma a palestrante e professora da UFC - Universidade Federal do Ceará, Lola Aronovich.

A professora universitária tem um blog desde 2008, onde aborda temas relacionados à temática feminista e movimentos sociais. “Temos o poder nas mãos. A internet vem colaborando no processo de difusão de informações além daquelas expedidas pela mídia nacional. O jovem pode ser o protagonista das mudanças,” enfatiza

Mara Grabert - Imprensa CNM/CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário